Benefícios do Videogame

O que pode ser banalmente considerado um vício ou simplesmente alienação é, em suma, muito mais que isso.

Casal jogando vídeogame. Uma partida de futebol virtual no console PS4.

Na percepção de muitos, seria possível trocar o termo “jogar vídeo game” por “acionar válvula de escape” em várias circunstâncias, pois em muitos casos sabe-se que aborda exatamente isso. Abre-se um universo no qual um indivíduo de simplicidade pode passar a exercer, ainda que artificialmente, a função de um grande cavaleiro que se coloca no auge da coragem e nobreza, ou até mesmo um instruído soldado SEAL munido da mais alta tecnologia. Afinal, o controle (literalmente falando) é seu, então lute e cavalgue o quanto puder e cumpra sua missão celestial. Esse é o ponto mais comumente observado.  

  Avaliando em retrospectiva ao que foi escrito, soaria como nociva a prática de jogar video game olhando unicamente por essa perspectiva, mas a verdade é que pode ter um lado surpreendentemente positivo, ainda que oculto aos olhos de muitos.

  Jogar vídeo game em companhia é conhecido como lazer por trazer alegria e em certas situações unir e reunir para jogar-se partidas de futebol, FPS e luta, nessa competição existe a diversão mútua (ainda que surja certos conflitos por estar trapaceando ou faltar com cordialidade).

  Mas vai além do lazer explícito e da fuga da realidade massante. Trata-se de um estímulo brutal para imaginação e criatividade. Como por exemplo, ter a possibilidade de experimentar o que seria de fato mover uma espada contra dragões e outros monstros se estes existissem, ou até mesmo vislumbrar o que um militar encararia num campo de batalha radicalmente hostil. Em ambos os exemplos poderiam associar o ato de jogar ao “ato de se imaginar e criar”, desenvolver perspectivas e visões futuristas ou passadas, sendo capaz assim de ter acesso a algo que não seria possível pela própria atualidade ou mesmo por ausência de condições dos jogadores. E tanto ser um guerreiro na Idade Média quanto um soldado na Coréia do Norte do futuro sendo capaz de se introduzir neste universo digital através da tela e controle lhe dão uma visão e perspectiva gigantesca do que o mundo é e pode ser.

Jogando game de corrida no Xbox 360.

 De certo que isso pode resultar em prós e contras, mas vejo grandes chances de se ter mais prós do que contras. Deixarei a seguir uma série de artigos e matérias abordando um pouco sobre este assunto, mostrando muitos benefícios comprovados e outras observações.

https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Saude/noticia/2016/01/videogames-podem-ser-usados-para-tratar-doencas-psicologicas.html

https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2015/12/games-3d-ajudam-manter-sua-memoria-em-forma.html

http://www2.uol.com.br/sciam/noticias/videogame_e_utilizado_em_reabilitacao_de_pacientes.html

blog.nuuvem.com/sintomas-de-ansiedade-e-games/

#videogame #game #games #cienciassociais #filosofia #saude #health #jogos #videogames #jogo #ciencia #science

Publicado por caiojoshua

Residente da cidade de São Paulo. Graduando em Marketing e Ciências Biológicas. Músico e Fotógrafo nas horas vagas. Estudante diário de Engenharia e Apologética.

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora